#2 Vou para a faculdade e agora? - Material Necessário



This time the post's only available in Portuguese, I'm sorry. You can always translate it with the Google Translate widget.

Olá pessoal! Cá estou eu de volta com a rubrica sobre a faculdade e desta vez sobre material escolar.
Não me digam que são daqueles que acham que uma caneta emprestada e uma folha são suficientes para sobreviver à faculdade (por acaso são quase, mas quero fazer um post, por isso shiu).
Então vamos lá fazer uma lista:

  • Canetas + corretor (eu uso quase sempre vermelha e preta, nem me perguntem porquê)
  • Um caderno (usei um multi disciplinas para cada semestre e serviu perfeitamente)
  • (Lápis + afia) / (Lapiseira + minas) + borracha (acreditem, vão ter professores que não vos dão apontamentos, por isso têm que os tirar sozinhos e bem rápido, por isso lápis/lapiseiras são a melhor solução)
  • Estojo
  • Folhas de Papel
  • Capa Arquivo (para guardarem os resumos, as folhas dadas pelos professores, etc. Eu usei uma das grandes para cada semestre)

  • Post-its (para fazer apontamentos é do melhor que há!)
  • Marcadores Fluorescentes (para sublinhar o que é mais importante, enquanto estudamos) 
  • Mochila (não é estritamente necessário, acreditem!)
  • Agenda (eu compro e raramente uso, mas penso que vou mudar isso este ano. Tanta coisa que precisa de ser lembrada!!)

  • Um (bom) computador (apostem em portáteis!) - acreditem, é mesmo muito importante terem um bom computador, de preferência rápido, pois se tiverem num curso como o meu, onde necessitam de instalar vários programas, vão sentir essa necessidade. É claro que se não tiverem possibilidades económicas, podem fazer os trabalhos nos equipamentos da faculdade, que, geralmente, possuem os programas necessários instalados, mas estarão mais limitados.
  • Quem é mesmo afincado às novas tecnologias pode apostar num tablet, se bem que há professores que não gostam desses aparelhos nas salas de aula, porque consideram motivo de distração.
  • Canetas de cor: se gostam, força! Usem e abusem!
  • Material específico para cada curso (convém informarem-se com alunos dos cursos que pretendem frequentar).
  • Escova + Pasta de dentes, se gostam (e deviam gostar) de ter uma boa higiene oral, aconselho a andarem sempre com a vossa escova e pasta de dentes, quanto mais não seja para retirarem aqueles bocados de comida presos nos dentes/aparelho.
  • Desodorizante/Perfume, eu ando sempre com desodorizante e perfume, ou pelo menos um dos dois. É normal com a correria do dia-a-dia não estarmos sempre cheirosos, mas podemos melhor um bocadinho isso.
  • Lenços de papel, por razões óbvias.
  • Água. A sério, mantenham-se hidratados, seja verão, ou inverno!

Então o que acham? Esqueci-me de algo? Digam-me nos comentários! A que cursos estão a concorrer? Que post sobre a faculdade querem que faça a seguir?
Até à próxima! :)

You Might Also Like

22 comentários

  1. Obrigada pelo post! Vou agora para a Universidade e esta publicação foi mesmo muito útil!

    ReplyDelete
  2. Já agora, será que me podes dizer em que curso andas? :)

    ReplyDelete
  3. Candidatei-me ao mesmo curso, mas a minha primeira opção foi em Braga e só depois no Porto. Obbrigada, Gonçalo! :)

    ReplyDelete
  4. R.: Por ser mais perto da minha cidade e porque a média é um pouco mais baixa na UMinho. A minha nota de candidatura no Porto é de 16,5 :( Agora estás-me a deixar com dúvidas ahah

    ReplyDelete
  5. Conheço melhor a cidade de Braga, tenho de pensar no que é melhor em termos de transportes e sempre tenho amigos em Guimarães que podem passar por Braga ao fim-de-semana :/ Mas, sim, tens toda a razão e ficar no Porto seria igualmente fantástico! Tenho de aproveitar estes últimos dias para pensar bem no assunto! Obrigada pelos conselhos :D Vou mudar de área, portanto, não vou conhecer ninguém, quer em Braga quer no Porto e isso assusta-me. Passas-te pelo mesmo?
    P.S.: Desculpa estar-te a encher de comentários!

    ReplyDelete
  6. Adorei o post vai me dar um jeitão daqui a dois anos sim? Depois lembra-me de vir cá okay? Ahahah xD
    R: sim, obrigada pela sugestão, quero comprar mesmo umas ripped jeans este mês, andei à procura na H&M e na Bershka mas não havia o meu número... Enfim... O batom foi mesmo esquecimento, depois faço um re-post do look no fim do mês xD mas muitoooo obrigada pelas sugestões e por este magnifico post! :3

    Beijinhos, Edna
    http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Muito boas ideias! Devias falar sobre as festas e os cuidados a ter também no início do ano lectivo ;)

    ReplyDelete
  8. Apesar de só ir pra faculdade pro ano que vem, já ando super ansiosa!! ahah
    Gostei do post, boas ideias!! Já agora, em que curso andas?
    Um beijooo

    Catarina Santos,
    www.fat-but-gorgeous.blogspot.pt

    ReplyDelete
  9. Adorei!! Thanks pelas dicas!

    ReplyDelete
  10. Ah... Se eu conseguisse manter essa organização um ano inteiro é que era bom xD
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Banggood International Giveaway

    ReplyDelete
  11. Muito obrigadoo!!
    Então é contigo mesmo que tenho de falar!!!
    Queria muito ir para esse curso. Ando a pensar muito nisso por causa de ter de juntar dinheiro pras propinas e tudo mais... Estive a ver a UBI na covilhã e gostei bastante, mas o dinheiro que iria gastar lá ia ser quase o mesmo que entrar aqui no Ismai (que por ser privado é super mais caro né). Apesar de saber que há na flup, duvido ter média pra entrar lá :/
    Está-te a correr bem o curso?

    ReplyDelete
  12. A ultima vez que calculei estava com média de 15, tal mas não calculei com os últimos módulos ainda...
    Porque lá a média está 13, tal então era mais fácil entrar....
    Sim, a Flup e o Ismai são relativamente perto para mim... Andas onde?

    ReplyDelete
  13. Ah sim, tens razão desculpa!! Eu vi no site deles e achei isso meio confuso ahaha
    Sim, estou a tirar multimédia. I know e aposto que é isso que me vai baixar ainda mais a média...
    Entraste com quanto?

    ReplyDelete
  14. Grande nota, parabéns!!!
    Tenho sim. As disciplinas que vi (pelo menos segundo o site do ismai) não me parecem ter lá muita vertente multimédia. O que tu fazes em concreto na flup?

    ReplyDelete
  15. Acho que é realmente o curso que vou escolher :) Agora é tentar subir as notas neste ultimo ano e ver onde consigo entrar, quanto mais perto melhor, óbvio :)
    Estás a pagar quanto de propinas?

    ReplyDelete
  16. Okkk, muito obrigado, acho que para já fiquei esclarecida :)

    ReplyDelete
  17. Parabéns Gonçalo. É muito bom o que estás a fazer. A entrada na Universidade é sempre motivo de angústia e esta ajuda vem mesmo a calhar. Um abraço. PP

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado!
      PP? Quem és tu?

      Abraço. :)

      Delete
  18. Eu sou bastante organizado e tudo mais e quando fui para a universidade (há 5 anos atrás) também essas ideias todas, mas depressa percebi que tirar apontamentos rápidos em papel nem sempre era útil. O que sugiro é um bom computador ou um ipad/tablet. Tive o meu ipad quando estava a terminar o 2 ano e era muito mais simples tirar apontamentos lá e depois anotar pequenas coisas a lápis (e mesmo caneta por vezes) nos livros! Mas cada um sabe de si :D

    ReplyDelete
  19. I don't understand what you write ;)

    ReplyDelete
  20. "vou para a faculdade e agora? 3 - ensinar a amy a ganhar amigos na faculdade ou, pelo menos, a ter uma conversa minimamente normal com eles", pleaseee! xD mas obrigada por esta rubrica, gonçalo, dá mesmo jeito! :)

    ReplyDelete

Your opinion matters, so leave a comment here! Thanks for the visit! x :)

About You

Translate