#3 Vou para a faculdade e agora? - Amizades, festas e praxe (?!)


This time the post's only available in Portuguese, I'm sorry. You can always translate it with the Google Translate widget.

Olá pessoal, no último post sobre a faculdade pediram-me para falar sobre as amizades, as festas e assim. Eu realmente nunca tinha pensado em abordar essa temática, mas bora lá! Já estou a ver que gostam deste tipo de posts e só espero que vos sejam úteis! :)

O meu primeiro conselho é: mantenham contacto com os vossos amigos antigos, mas deixem entrar novos amigos na vossa vida, eles são os nossos pilares e quando estivermos em baixo, eles vão lá estar. Aconteceu comigo assim. Consegui manter amizades incríveis e fazer novos amigos na faculdade, o que tem sido fantástico.

Quanto às festas, a mim que não bebo álcool, nem fumo, nem nunca gostei de sair à noite, sempre me disseram "quando fores para a faculdade isso muda, blá blá blá", sabem que mais? Não muda! Eu continuo a mesma pessoa, mudei em tantos aspetos, mas nesses não. Continuo sem achar piada a bebidas alcoólicas e a essas coisas e troco facilmente uma saída à noite por longas conversas numa esplanada. Acredito que aconteça com algumas pessoas que se sintam presas quando estão com os pais e que quando vão para fora querem experimentar tudo. Mas eu nunca fui privado dessas coisas, talvez por isso não sinta essa necessidade. Já agora: ninguém te influencia, se não quiseres.

Relativamente ao assunto polémico que são as praxes eu só digo: vocês não precisam delas para se integrarem. Tenho imensos amigos que não foram para a praxe e se safaram muito bem. Claro que isto muda de faculdade para faculdade, mas se não gostas, não vás só porque sim. Eu não cheguei a experimentar, porque achei que a forma como nos chamaram pela primeira vez foi ridícula. Dizer que tínhamos uma palestra sobre o curso, quando na verdade era praxe... Nah, não funciona comigo. Não suporto mentiras. Fiquei muito bem a dormir. E claro que eu já sabia da existência da magnífica Real Tertúlia dos Bastardos, da qual já vos falei aqui. Se não gostam da praxe, informem-se! Pode ser que nos vossos cursos também existam alternativas. Atenção, nada tenho contra a praxe, só não me identifico. Aconselho a experimentarem, pode ser que gostem!

Agora para concluir: aproveitem a faculdade, são tempos incríveis, tentem ir a todos os jantares de curso, travem amizades, estudem, riam-se muito, conversem, conheçam lugares e atividades novos, cresçam! 

Não se esqueçam de participar aqui!! Fico muito feliz se o fizerem!! :)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Gostei muito do teu post! :)
    Concordo quando dizes que quando se entra na faculdade, não se vai passar a ser necessariamente 'alcoólico' (salvo seja :p). Nunca fui de sair para bares, mas saí de vez em quando, fui às festas que quis e gostei. Se fazia aquilo com tanta frequência quanto os outros? Não, mas porque sentia que não era a minha praia. De vez em quando sabe bem, mas fica por aí :)
    Quanto à praxe, eu fiz e nunca achei pesada e nunca me mentiram como no teu caso. Acho isso desnecessário e ridículo. Vai quem quer, enquanto quer e não vai deixar de ter amigos se não for. Pelo menos eu sempre me dei bem com os dois lados, por assim dizer :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ReplyDelete
  2. Adoro estes teus posts sobre a Facul!

    P.S. Uma amiga minha anda no teu curso (:

    ReplyDelete
  3. Olá Gonçalo. Mais uma vez gostei imenso do que escreveste.
    Identifico-me com tudo o que disseste.
    Não sei se em todas as faculdades se consegue passar ao lado da praxe, mas era bom que cada um pudesse escolher livremente se quer ou não aderir (eu abomino a praxe).
    Um abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Muito obrigado!
      Não sei qual a razão para abominares a praxe, mas seja ela qual for, lembra-te que nunca podes ser obrigado/a a nela participar!
      Um abraço. :)

      Delete
  4. Gostei muito do post! :)
    Quero convidar-te a participar num projeto que estou a criar no meu blog que é entrevistar alunos do ensino! O que achas?

    ReplyDelete
  5. Gostei do post, até porque comigo acontece mais ou menos assim como aconteceu contigo.
    Mas olha ADOREI ir as praxes, diverti-me muito, NUNCA ACEITEI abusos e foi bom para descontrair um pouco e conhecer algumas pessoas.

    *XoXo
    - www.helenaprimeira.blogspot.pt
    - https://www.youtube.com/watch?v=u8FHHl3dT3g
    - https://www.facebook.com/PrimeiraPanos?ref=hl

    ReplyDelete
  6. r: Que bom!! Obrigada por participares! Só preciso é do teu contacto para te enviar o questionário :b

    ReplyDelete

Your opinion matters, so leave a comment here! Thanks for the visit! x :)

About You

Translate